"Os homens agem sobre o mundo e o modificam e, por sua vez, são modificados pelas consequências de sua ação." (Skinner, 1957, p.1)
 

 

  Este curso de especialização tem como objetivo geral complementar a formação de profissionais que buscam aprofundamento no conhecimento de soluções para problemas relacionados ao sofrimento humano.
A meta é atualizar e dar subsídios aos profissionais que atuam no contexto de prestação de serviços na clínica psicológica, dentro de uma abordagem científica de análise do comportamento. Os princípios estudados são baseados em evidências empíricas, de alta confiabilidade, por serem testadas experimentalmente com rigor metodológico.
O curso aborda também as relações entre a psicopatologia tradicional e a análise do comportamento na prática clínica. A necessidade do conhecimento sobre os transtornos comportamentais, de um ponto de vista científico, reveste-se de importância, pois a população está cada vez mais conscientes dos efeitos prejudiciais dos transtornos psicológicos.

 
 

 

 

A ciência é uma disposição de aceitar os fatos mesmo quando eles são opostos aos desejos (Skinner, 1953 p. 13).